“Sou feito da inteira evolução da Terra; sou um microcosmo do macrocosmo. Nada há no universo que não esteja em mim. O inteiro universo está encapsulado em mim, como uma árvore numa semente. Nada há ali fora no universo que não esteja aqui, em mim. Terra, ar, fogo, água, tempo, espaço, luz, história, evolução e consciência – tudo está em mim. No primeiro instante do Big Bang eu estava lá, por isso trago em mim a inteira evolução da Terra. Também trago em mim os biliões de anos de evolução por vir. Sou o passado e o futuro. A nossa identidade não pode ser definida tão estreitamente como ao afirmar que sou inglês, indiano, cristão, muçulmano, hindu, budista, médico ou advogado. Estas identidades rajásicas são secundárias, de conveniência. A nossa identidade verdadeira ou sáttvica é cósmica, universal. Quando me torno consciente desta identidade primordial, sáttvica, posso ver então o meu verdadeiro lugar no universo e cada uma das minhas acções torna-se uma acção sáttvica, uma acção espiritual”

- Satish Kumar, Spiritual Compass, The Three Qualities of Life, Foxhole, Green Books, 2007, p.77.

“Um ser humano é parte do todo por nós chamado “universo”, uma parte limitada no tempo e no espaço. Nós experimentamo-nos, aos nossos pensamentos e sentimentos, como algo separado do resto – uma espécie de ilusão de óptica da nossa consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e ao afecto por algumas pessoas que nos são mais próximas. A nossa tarefa deve ser a de nos libertarmos desta prisão ampliando o nosso círculo de compreensão e de compaixão de modo a que abranja todas as criaturas vivas e o todo da Natureza na sua beleza”

- Einstein

“Na verdade, não estou seguro de que existo. Sou todos os escritores que li, todas as pessoas que encontrei, todas as mulheres que amei, todas as cidades que visitei”

- Jorge Luis Borges

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Curso Teórico-Prático de Introdução à Via do Buda - 7, 14 e 21 de Junho - 18:30 - 22:00


Dias 7, 14 e 21 de Junho (3ªs feiras) das 18h30 às 22h00

O curso consiste numa introdução teórico-prática aos aspectos essenciais da via do Buda ou do pleno Despertar da consciência. O objectivo é aliar o estudo de textos e a compreensão intelectual à experiência prática e à vivência interior mediante exercícios meditativos que serão praticados em cada sessão e propostos para ser desenvolvidos em casa. Serão fornecidos textos de apoio e passados certificados de participação a quem frequente todas as sessões.

I. Reconhecer que o problema não está nos outros e pôr-se a caminho

1. A vida e o Despertar de Siddhartha Gautama. Buda histórico e natureza de Buda. O Discurso de Benares e as Quatro Nobres Verdades: a insatisfação (dukkha), sua origem, sua extinção e a via que aí conduz. A Via do Meio entre hedonismo e ascetismo, essencialismo e niilismo. O Óctuplo Caminho: visão, pensamento, discurso, acção, modo de vida, esforço, atenção e concentração correctos. O sentido experimental e não dogmático da via do Despertar.
2. Exercícios meditativos: calma mental (shamatha).

II. Descobrir a interdependência universal e abrir a mente-coração

1. A Roda da Vida (bhava-chakra). Os doze elos da origem interdependente e as quatro meditações que afastam do samsara: preciosa vida humana, impermanência e morte, causalidade kármica e sofrimentos do samsara.
2. O Sutra do Coração da Sabedoria Transcendente, o Sutra do Diamante e a vacuidade (shunyata). Verdade relativa e absoluta.
3. O Refúgio na Tripla Jóia (Buda, Dharma e Sangha) e o espírito do Despertar (bodhicitta), relativo e absoluto. Budismo original e Mahayana.
4. Exercícios meditativos: visão penetrante (vipashyana) e metta-bhavana. As quatro meditações ilimitadas: amor, compaixão, alegria e equanimidade.

III. Despertar Aqui-Agora

1. As seis paramitas ou virtudes libertadoras.
2. A prática na vida quotidiana e a constante actualização do Dharma. O budismo comprometido: os Cinco Treinos da Atenção Plena de Thich Nhat Hanh.
3. O Vajrayana. A natureza primordial da mente e a visão pura.
4. Exercícios meditativos: o mantra de Avalokiteshvara / Chenrezig: Om Mani Peme Hung Hri.
5. Propostas e sugestões finais para continuar a prática e integrar todas as experiências da vida (agradáveis e desagradáveis) na Via do Despertar, desenvolvendo sabedoria e compaixão pelo bem de todos os seres.

O curso será orientado por Paulo Borges. Praticante da via do Buda desde 1983 segundo a tradição Nyingma do budismo tibetano, integrando a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh e sendo desde 2015 filiado na escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen. Professor de meditação e filosofia budista desde 1999, tendo orientado centenas de aulas, cursos, workshops e retiros em todo o país. Professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Universidade de Lisboa. Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014). Ex-presidente (2005-2013) e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser. Autor e organizador de 45 livros, entre os quais "O Budismo e a Natureza da Mente" (2006, com Carlos João Correia e Matthieu Ricard), “O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portugesa” (organizador, com Duarte Braga) (2007), "Descobrir Buda" (2010), “Quem é o Meu Próximo?” (2014) e "O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (guia prático de meditação)" (2015).

Contribuição: 50 euros, a pagar na primeira sessão do curso.
Pedimos que cheguem um pouco antes para o efeito.
(uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva)
----------------
Inscrições:
- preenchendo o formulário: http://goo.gl/forms/7oBkUITaqy,
ou
- enviando email para inscricoes@circuloentreser.org
----------------

Sem comentários :

Enviar um comentário