“Sou feito da inteira evolução da Terra; sou um microcosmo do macrocosmo. Nada há no universo que não esteja em mim. O inteiro universo está encapsulado em mim, como uma árvore numa semente. Nada há ali fora no universo que não esteja aqui, em mim. Terra, ar, fogo, água, tempo, espaço, luz, história, evolução e consciência – tudo está em mim. No primeiro instante do Big Bang eu estava lá, por isso trago em mim a inteira evolução da Terra. Também trago em mim os biliões de anos de evolução por vir. Sou o passado e o futuro. A nossa identidade não pode ser definida tão estreitamente como ao afirmar que sou inglês, indiano, cristão, muçulmano, hindu, budista, médico ou advogado. Estas identidades rajásicas são secundárias, de conveniência. A nossa identidade verdadeira ou sáttvica é cósmica, universal. Quando me torno consciente desta identidade primordial, sáttvica, posso ver então o meu verdadeiro lugar no universo e cada uma das minhas acções torna-se uma acção sáttvica, uma acção espiritual”

- Satish Kumar, Spiritual Compass, The Three Qualities of Life, Foxhole, Green Books, 2007, p.77.

“Um ser humano é parte do todo por nós chamado “universo”, uma parte limitada no tempo e no espaço. Nós experimentamo-nos, aos nossos pensamentos e sentimentos, como algo separado do resto – uma espécie de ilusão de óptica da nossa consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e ao afecto por algumas pessoas que nos são mais próximas. A nossa tarefa deve ser a de nos libertarmos desta prisão ampliando o nosso círculo de compreensão e de compaixão de modo a que abranja todas as criaturas vivas e o todo da Natureza na sua beleza”

- Einstein

“Na verdade, não estou seguro de que existo. Sou todos os escritores que li, todas as pessoas que encontrei, todas as mulheres que amei, todas as cidades que visitei”

- Jorge Luis Borges

terça-feira, 12 de abril de 2016

Meditação semanal com mantras pela Paz no mundo e por seres em dificuldades


Recitaremos todas as 3ªas feiras, das 19 às 20h, vários mantras budistas e faremos a meditação do amor, da compaixão e da alegria imparciais e universais pela Paz no mundo e pelo bem de todos os seres, incluindo aqueles que estiverem doentes, a passar por maiores dificuldades ou a partir desta vida, de acordo com a intenção dos participantes, que podem trazer fotos dos seres em questão, humanos ou animais.

A meditação, a oração e a recitação de mantras em conjunto desenvolve uma poderosa irradiação harmonizadora, pacificante e curativa que se tem comprovado ter muitos efeitos positivos sobre os praticantes e os seres visados, bem como sobre a sociedade e o meio ambiente, reduzindo por exemplo o volume de violência social e o desequilíbrio dos elementos naturais (cf. o livro de David Nicol, Subtle Activism. The Inner Dimension of Social and Planetary Transformation, Albany, State University of New York Press, 2015).

Mantra significa “o que protege / liberta a mente” (da negatividade) e consiste numa vibração energética que, associada à intenção do praticante, transforma o mundo e a sua percepção a nível subtil.

Orientação: Paulo Borges

Praticante de meditação e da via do Buda desde 1983, na escola Nyingma do budismo tibetano, integrando a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh e sendo desde 2015 filiado na escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen. Professor de Filosofia e Meditação, Pensamento Oriental e Filosofia da Religião na Universidade de Lisboa. Cofundador, ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014). Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser. Tradutor de textos budistas, como Estágios da Meditação, de Sua Santidade o Dalai Lama (Lisboa, Âncora Editora, 2001), o Livro Tibetano dos Mortos (Lisboa, Ésquilo, 2006) (com Rui Lopo), A Via do Bodhisattva, de Shantideva (Lisboa, Ésquilo, 2007), O Caminho da Grande Perfeição, de Patrul Rinpoche (Lisboa, Ésquilo, 2007) e O que não faz de ti um budista, de Dzongsar Jamyang Khyentse. Autor de vários livros, entre os quais “O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral)” (Lisboa, Mahatma, 2015).

Contribuição: Donativos que serão integralmente usados para libertar e salvar vidas de animais (como por exemplo marisco e isco vivo), pelo bem de todos os seres (os doadores podem doar por intenção de algum ser em especial, considerando-se na tradição budista que esta é uma das mais poderosas formas de ajudar os outros e de purificar a nossa negatividade, pois a vida é o bem mais precioso para todos os seres)

Local: Coração do Mundo - Centro de Estudos e de Práticas para o Despertar da Consciência (sede do Círculo do Entre-Ser) - Av. Duque de Ávila, 95 - 3º andar (a 2 minutos do metro do Saldanha)

----------------
Inscrições:
- preenchendo o formulário: http://goo.gl/forms/Sem94MhlHW, ou
- enviando email para inscricoes@circuloentreser.org

Sem comentários :

Enviar um comentário