“Sou feito da inteira evolução da Terra; sou um microcosmo do macrocosmo. Nada há no universo que não esteja em mim. O inteiro universo está encapsulado em mim, como uma árvore numa semente. Nada há ali fora no universo que não esteja aqui, em mim. Terra, ar, fogo, água, tempo, espaço, luz, história, evolução e consciência – tudo está em mim. No primeiro instante do Big Bang eu estava lá, por isso trago em mim a inteira evolução da Terra. Também trago em mim os biliões de anos de evolução por vir. Sou o passado e o futuro. A nossa identidade não pode ser definida tão estreitamente como ao afirmar que sou inglês, indiano, cristão, muçulmano, hindu, budista, médico ou advogado. Estas identidades rajásicas são secundárias, de conveniência. A nossa identidade verdadeira ou sáttvica é cósmica, universal. Quando me torno consciente desta identidade primordial, sáttvica, posso ver então o meu verdadeiro lugar no universo e cada uma das minhas acções torna-se uma acção sáttvica, uma acção espiritual”

- Satish Kumar, Spiritual Compass, The Three Qualities of Life, Foxhole, Green Books, 2007, p.77.

“Um ser humano é parte do todo por nós chamado “universo”, uma parte limitada no tempo e no espaço. Nós experimentamo-nos, aos nossos pensamentos e sentimentos, como algo separado do resto – uma espécie de ilusão de óptica da nossa consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e ao afecto por algumas pessoas que nos são mais próximas. A nossa tarefa deve ser a de nos libertarmos desta prisão ampliando o nosso círculo de compreensão e de compaixão de modo a que abranja todas as criaturas vivas e o todo da Natureza na sua beleza”

- Einstein

“Na verdade, não estou seguro de que existo. Sou todos os escritores que li, todas as pessoas que encontrei, todas as mulheres que amei, todas as cidades que visitei”

- Jorge Luis Borges

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Retiro de Meditação no Coração da Vida (com Paulo Borges)


Seminário da Torre da Aguilha
Carcavelos
2 a 4 de Janeiro de 2015

A mudança de ano, solar ou lunar, é sempre o fim de um ciclo energético e o início de outro e uma excelente oportunidade para mudar e evoluir. A finalidade deste Retiro é vivenciar plenamente o “Ano novo, Vida nova”, reconhecendo os nossos padrões habituais de confusão, medo, avidez e agressão e deixando de nos identificar com eles, aprendendo modos de transformar a sua energia na experiência da nossa natureza original. Para este fim, será dado um particular destaque ao conhecimento dos cinco padrões energéticos fundamentais que se manifestam na nossa vida e em todas as coisas, conhecidos como as “cinco famílias de Buda”: Buda (espaço), Vajra (clareza), Ratna (riqueza), Padma (paixão) e Karma (acção). Conheceremos as suas manifestações confusas e aprenderemos a transformá-las nas cinco sabedorias que são a sua natureza sã e profunda, como forma de vivermos mais plenamente no Coração da Vida.

Programa:

Dia 2 – 6ª feira

18.00 – 20.00 - Chegada e acomodação.

20.00 – 21.30 – Jantar

21.30 – 22.30 – Introdução ao sentido do Retiro. Ano novo, Vida nova. Retirar-se da confusão, do medo, da avidez e da agressão e experienciar a nossa natureza sagrada e primordial, pelo bem de todos os seres.

Dia 3 – Sábado

07.30 – 09.00 – Introdução à experiência meditativa, introdução à realidade e à liberdade: Aqui-Agora.

09.00 – 10.00 – Pequeno-almoço

10.00 – 13.00 (com intervalo) – Sessões teórico-práticas de meditação sentada e em andamento. Shamatha – Pacificar a mente na atenção plena às sensações físicas, à respiração, ao fluxo das emoções/pensamentos e aos fenómenos externos. RAIN: reconhecer, aceitar, investigar, não se identificar.

13.30 – 14.30 – Almoço

15.30 - 18.30 (com intervalo) – Quem realmente somos? Reconhecer e aprender a lidar com a nossa actual matéria-prima. Introdução aos três tipos de personalidade e às cinco famílias de Buda, os cinco padrões energéticos do nosso potencial de desenvolvimento e despertar.
Sessões teórico-práticas de meditação sentada e em andamento. Shamatha – Pacificar a mente na atenção plena ao estar consciente. Introdução a vipashyana: despertar a mente e ver a natureza impermanente, interdependente e insatisfatória de todos os pensamentos, emoções e preocupações. Contemplar a natureza da consciência, livre de identificações, apego e aversão.

19.30 – 20.30 – Jantar

21.30 – 23.00 – Entrar na Festa do Coração da Vida. Transmutar toda a ilusão, carência e negatividade nas quatro meditações ilimitadas: amor, compaixão, alegria e imparcialidade - a troca ou tonglen. Abandono do falso eu e celebração de um renascimento desperto, amoroso e compassivo com todos os seres e a Terra.

Dia 4 – Domingo

07.30 – 09.00 – Sessão de meditação. Revisão e aprofundamento do dia anterior: Shamatha, vipashyana e tonglen.

09.00 – 10.00 – Pequeno-almoço

10.00 - 13.00 (com intervalo) – Aprofundamento do estudo e reconhecimento das cinco famílias de Buda. Exercícios de transformação das suas manifestações confusas nas cinco sabedorias primordiais.

13.30 – 14.30 – Almoço

15.30 - 18:00 – A visão pura de todos os fenómenos. Meditação com visualização e mantras. Regressar à vida quotidiana com um espírito desperto, criativo, amoroso e compassivo.

O retiro será facilitado por Paulo Borges. Tentando praticar a via do Buda desde 1983, tem orientado desde 1999 workshops, cursos e retiros de introdução teórica e prática ao budismo e à meditação. Professor de Filosofia na Universidade de Lisboa. Cofundador, ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014) e actual membro da Direcção. Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser. Tradutor de textos budistas, como Estágios da Meditação, de Sua Santidade o Dalai Lama (2001), o Livro Tibetano dos Mortos (2006) (com Rui Lopo), A Via do Bodhisattva, de Shantideva (2007), O Caminho da Grande Perfeição, de Patrul Rinpoche (2007) e O que não faz de ti um budista, de Dzongsar Jamyang Khyentse (2009). Entre outras obras é autor de O Budismo e a Natureza da Mente (com Matthieu Ricard e Carlos João Correia, 2005), de Descobrir Buda. Estudos e ensaios sobre a via do Despertar (2010), de Quem é o meu Próximo? Ensaios e textos de intervenção por uma consciência e uma ética globais e um novo paradigma cultural e civilizacional (2014) e de O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (2015).

Contribuição: 140 ou 160 euros, consoante a disponibilidade (110 euros: estadia e refeições; 30 ou 50 euros: organização, orientação e actividades do retiro).
10% dos lucros será oferecido a uma associação humanitária, de defesa dos animais ou do ambiente.

Atenção:

- Pode obter informações por telefone (918113021) ou e-mail (pauloaeborges@gmail.com) e é necessário inscrever-se por mail confirmando a inscrição com a transferência de metade do valor em causa até ao dia 29 de Dezembro para o NIB 0010 0000 48372440001 68. Mail para inscrições: retiros@circuloentreser.org
- Convém trazer roupas confortáveis, uma almofada, um tapete e um bloco de notas.
- O evento é aberto a todos e não implica nenhum conhecimento teórico ou prático de meditação.
- As refeições serão vegetarianas.
- Antes de cada refeição será feita uma oferenda dos alimentos para saciar a fome e sede físicas e espirituais no mundo e os primeiros 15m decorrerão em silêncio, para cultivarmos a atenção plena, apreciarmos melhor os sabores dos alimentos e desenvolvermos gratidão por todos aqueles que para eles contribuíram.
- O retiro só se realizará com um mínimo de 10 participantes.

Localização:

Sair da A5 para Carcavelos e voltar à direita, caso venha na direcção Lisboa-Cascais

Inscrições:
retiros@circuloentreser.org

Site do CES:
Página no Facebook: https://www.facebook.com/CirculoEntreSer?ref=ts&fref=ts

Organização: Círculo do Entre-Ser, com o apoio da União Budista Portuguesa

Sem comentários :

Enviar um comentário